top of page

Filme

Tempo de Despertar

Sugestão de Mateus Francelino Silva 

Coordenador de Pesquisa da AAC

Sugestão de Camylla Santos de Souza

Presidente Fundadora da AAC

O filme “Tempo de Despertar” (original: Awakenings, de 1990)  conta a história do Dr. Malcolm Sayer, inspirada nas memórias de mesmo título do médico inglês Dr. Oliver Sacks.

 

A história acontece em 1969, a partir do momento em que o Dr. Sayer passa a trabalhar no Hospital Berth Abraham, em Nova York. Sua função originalmente seria apenas acompanhar pacientes catatônicos que sobreviveram à epidemia de encefalite letárgica (ocorrida entre 1917–1928). Porém, Dr. Sayer olha para seus pacientes de uma forma diferente que os outros neurologistas da instituição, como pessoas “adormecidas”, as quais poderiam ser “despertadas” com o tratamento correto.

 

Após assistir uma palestra sobre a droga L-DOPA, que havia apresentado sucesso com pacientes que sofriam de Parkinson, Dr. Sayer decide experimentar o novo medicamento em seus pacientes, os quais, segundo ele, apresentavam sintomas semelhantes a um grau avançado de Parkinson. O primeiro a receber a L-DOPA foi Leonard Lowe, um dos pacientes mais jovens da instituição. A melhora apresentada por Leonard foi surpreendente, fazendo-o sair de seu estado catatônico. Logo, outros pacientes em que a droga foi testada mostraram resultado semelhante, “despertando” e ansiando por viver o tempo perdido.

O filme instiga a duas reflexões: a primeira, sobre a importância de “despertar” para novas experiências e viver a vida como se cada dia fosse o último; a segunda, sobre o quão importante é lembrar que os pacientes, por mais “silenciosos” ou “adormecidos” que estejam, são seres humanos carentes de atenção, que sofrem por não conseguirem se fazer compreender ou por não identificarem mais em si a pessoa que foram.

Além disso, é impossível não se sensibilizar com as atuações de Robin Williams e Robert de Niro como o Dr. Sayer e Leonard, respectivamente. Toda a complexidade desses personagens ímpares e fortes é abrilhantada por um ótimo roteiro e por uma trama que renova a fé de viver.

Tema semelhante ao do filme Tempo de Despertar foi tratado no documentário Alive Inside, de 2014, do qual participa o Dr. Oliver Sacks, que inspirou o personagem do Dr. Malcolm Sayer. Vale a pena conferir a matéria especial que a AAC preparou sobre o documentário, na seção de Músicas do site, por meio do link: 

http://academicardio.wixsite.com/academicardio/alive-inside

Classificação: Drama/Biografia

 

Duração: 121 min

Direção: Penny Marshall

Produção: Walter F. Parkes e Lawrence Lasker

 

Roteiro: Steven Zaillian

Elenco: Robert De Niro, Robin Williams,

Julie Kavner, John Heard e Penelope Ann Miller

Música: Randy Newman

Fotografia: Miroslav Ondricek

Edição: Battle Davis e Jerry Greenberg

bottom of page