top of page

Notícia

Primeiro eletrocardiógrafo sem fio deve ficar pronto até o final do ano

por Thiago Guimarães Teixeira

Coordenador de Extensão da AAC

Nos últimos anos temos observado inúmeras inovações quando o assunto é equipamentos médicos e neste ano de 2017 não poderia ser diferente. Até o fim do ano, a Ventrix Health Innovation deve concluir o desenvolvimento do primeiro eletrocardiógrafo sem fios.

O aparelho tem dimensões menores que os tradicionais eletrocardiógrafos, encontrados em consultórios, clínicas médicas e hospitais, é de fácil manuseio e poderá ser operado por leigos. Além disso, será possível a transmissão de informações detalhadas, através de celulares, para uma central médica que poderá fazer o monitoramento e o diagnóstico remoto dos pacientes. 

O Eletrocardiógrafo Inteligente (iECG), nome dado pelo seus desenvolvedores, é produto de uma parceria público-privada entre a Ventrix Health Innovation e o Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O aparelho resolverá um dos problemas dos eletrocardiógrafos usados atualmente: é complicado e desconfortável para o paciente mantê-lo ligado a vários eletrodos presos por fios.

O novo eletrocardiógrafo que se destinará inicialmente aos socorristas de ambulâncias, às equipes que trabalham na entrada de prontos-socorros e a médicos interessados em monitorar pacientes por períodos maiores, deve facilitar o diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares, fator essencial para a redução da morbimortalidade dessas doenças.

A expectativa é de que até o fim do ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária conceda o registro do produto e que o lançamento do produto ocorra ainda em 2018. 

bottom of page