Biografia
Dr. Paul Whelton
por Eduardo Rodrigues Mota
Coordenador Multidisciplinar da AAC
Atualmente existem inúmeros estudos sobre Hipertensão Arterial Sistêmica e Doenças Renais, mas é comum sabermos somente alguns resultados de forma superficial. Dois dos mais importantes trials na área de hipertensão arterial são o ALLHAT (Antihypertensive and Lipid Lowering Treatment to Prevent Heart Attack Trial) e o SPRINT (Systolic Blood Pressure Intervention Trial), ambos coordenados pelo Dr. Paul Whelton.
Irlandês, nascido em Cork City, Dr. Whelton graduou-se em medicina pela University College Cork (UCC), onde recebeu MB, B.Ch. e BAO em 1970. Além disso, também realizou mestrado de ciência em epidemiologia na London School of Hygiene & Tropical Medicine, em 1981, bem como concluiu um grau avançado de pesquisa em medicina na Universidade Nacional da Irlanda em 2003.
Dr. Whelton foi professor de epidemiologia na Escola de Higiene e Saúde Pública Johns Hopkins por 26 anos, bem como professor em medicina da mesma faculdade. Também atuou como diretor do Centro de Pesquisa de Clínica Geral em Ambulatório e diretor fundador do Centro Welch para Prevenção, Epidemiologia e Pesquisa Clínica em 1989.
Dr. Paul Whelton se mudou de Baltimore para Nova Orleans, Louisiana, em 1997, para servir como o decano da Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade de Tulane. Ele também serviu como o decano da Escola de Medicina em Tulane, e como vice-presidente sênior de ciências da saúde no Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Tulane. Em 2007, mudou-se de Nova Orleans para Chicago, Illinois, para atuar como presidente e CEO do Sistema de Saúde e Centro Médico da Universidade Loyola, bem como vice-presidente sênior de Ciências da Saúde e professor de Medicina Preventiva e Epidemiologia na Escola de Medicina Stritch. Em 2011, ele voltou para Nova Orleans e atualmente é Chwan Health System Endowed Chair em Saúde Pública Global na Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade de Tulane.
Seus maiores interesses em pesquisa são: epidemiologia de doenças cardiovasculares e doenças renais, prevenção, ensaios de tratamento, políticas e saúde global. Dentre os estudos que desenvolveu na área, encontram-se o SPRIT e ALLHAT.
SPRINT é um dos mais importantes ensaios clínicos recentes na área de hipertensão. Nele, 9.361 pessoas com pelo menos 50 anos de idade, pressão arterial sistólica entre 13 e 18 e risco cardiovascular elevado, porém sem diabetes, participaram do ensaio controlado aleatório que visa o conhecimento do efeito de intervenções em saúde.
Os pacientes receberam tratamento anti-hipertensivo intensivo (atingir pressão arterial sistólica menor que 120mmHg) ou tratamento padrão (alcançar pressão arterial sistólica menor que 140mmHg).
O grupo de tratamento intensivo reduziu significativamente a incidência de infarto, outras síndromes coronárias agudas, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca aguda ou morte por causas cardiovasculares. Entretanto, este grupo de tratamento intensivo também apresentou taxas mais elevadas de eventos adversos graves, incluindo a hipotensão, síncope, alterações eletrolíticas ou lesão renal aguda
Anti-hypertensive and Lipid-Lowering Treatment to Prevent Heart Attack Trial ou simplesmente ALLHAT é um estudo que visa testar as novas drogas anti-hipertensivas, uma vez que elas eram lançadas por estudos contra placebo. De maneira geral, observa-se que as novas drogas não possuem nenhuma vantagem em relação às antigas, que são muito mais baratas. Observou-se que o diurético tiazídico (tiazida) clortalidona foi mais eficaz que outras drogas em vários desfechos do estudo. Cerca de 42.000 pacientes foram recrutados entre 1994 e 1998.
Entre as maiores realizações profissionais do Dr. Whelton, podemos citar:
-
Milbank Scholar in Epidemiology (Prêmio de Desenvolvimento de Carreira para Treinamento de Epidemiologia Clínica), 1979 - 1984.
-
Fellow, American College of Clinical Pharmacology, 1985.
-
Décimo mestre conferencista anual, St. Catherine Hospital, Chicago, 1987.
-
Membro da Academia Real de Medicina da Irlanda (Epidemiology Section), 1989.
-
Sociedade Honorária de Saúde Pública Delta Omega - Capítulo Alfa, 1989.
-
Membro do Royal College of Physicians of Ireland (Faculdade de Medicina da Saúde Pública), 1991.
-
Membro honorário, Sociedade Chilena de Hipertensão, 1991.
-
Dean's Lecture, Escola de Higiene e Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, 1992.
-
Fellow, American Heart Association, Conselho de Epidemiologia e Prevenção, 1992.
-
Dean's Lecture, Escola de Higiene e Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, 1993.
-
Interurban Club (Membro Eleito), 1996.
-
Professor Visitante, Universidade de Auckland, Auckland, Nova Zelândia, 1997.
-
Conferencista Wade Hampton Frost, Escola de Higiene e Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, 1997.
-
Professor da AOA, Faculdade de Medicina da Universidade de Tulane, 1997.
-
Professor Honorário, Faculdade de Saúde Pública da Universidade Médica de Pequim, Pequim, China, 1997.
-
Fellow, American Heart Association, Conselho de Pesquisa de Hipertensão Arterial, 1997.
-
Medalha da Universidade de Hiroshima, Faculdade de Medicina da Universidade de Hiroshima, Hiroshima, Japão, 1997.
-
Prêmio Professor Kazue McClaren de Realização de Liderança, Consórcio Acadêmico Ásia-Pacífico para Saúde Pública, 1998.
-
Professor Visitante, Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública, Universidade Nacional da Irlanda, University College Cork, Cork, Irlanda, 1999.
-
Prêmio Hoechest Marion Roussel de Excelência em Liderança - COSEHC, 1999.
-
Sala de Conferência Paul Whelton, no Centro de Prevenção, Epidemiologia e Pesquisa Clínica de Welch, Instituições Médicas Johns Hopkins, Baltimore, Maryland, 2000.
-
Cadeira Henderson, Departamento de Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Tulane, Nova Orleans, Louisiana, 2000.
-
Johns Hopkins Society of Scholars (membro eleito). Cerimônia de Indução: 22 de maio de 2003, Baltimore, Maryland, 2003.
-
Distinguished Alumnus Award, Universidade Nacional da Irlanda, University College Cork, Faculdade de Medicina e Saúde, 2003.
-
Prêmio Presidencial por destacadas contribuições para o campo da hipertensão, da Sociedade Americana de Hipertensão, Capítulo Regional do Golfo Central, Nova Orleans, Louisiana, 2004.
-
Professor Honorário, Universidade Soochow, Suzhou, China, 2005.
-
Prêmio por "esforços heróicos, realizações notáveis e imensa compaixão em resposta aos eventos catastróficos que cercam o furacão Katrina", Associação de Centros Acadêmicos de Saúde, 2005.
-
Departamento de Assuntos de Veteranos dos Estados Unidos, Medalha para Liderança - Pós-furacão Katrina, 2005.
-
Prêmio de Reconhecimento do Katrina de Liderança Sênior: Sobrevivência, Recuperação, Renovação, Tulane University, New Orleans, Louisiana, 2006.
-
Prêmio Golden Wings, por contribuições para pesquisa em nefrologia, V Conferência Internacional sobre Hipertensão e Rim, Patrocinado pela Sociedade Espanhola de Nefrologia, Madrid, Espanha, 2006.
-
"Paul Whelton: reconstruindo Tulane após o furacão Katrina," perfil publicado no The Lancet. 2006; 367: 643
-
Professor Visitante, Universidade de Hong Kong, Hong Kong, fevereiro de 2007.
-
Prêmio American Heart Association de Pesquisa de População (concedido por Daniel Jones, MD, Presidente, AHA na cerimônia de abertura para AHA 2007 Scientific Sessions, Orlando, Flórida, novembro de 2007).
-
Sociedade Húngara de Hipertensão, Prêmio de Membro Honorário, Budapeste, dezembro de 2009.
Segue abaixo o link da entrevista do Dr. Paul Whelton falando um pouco sobre o SPRINT e sua relevância:
http://www.medscape.com/viewarticle/854500
Não deixe de conferir também a palestra do Dr. Paul Whelton no I International Symposium on Cardiovascular Epidemiology: https://www.youtube.com/watch?v=Udgt-1acswU