Livro
No Final do Corredor
Sugestão de Thiago Guimarães Teixeira
Coordenador de Extensão da AAC
Eis que ao falar da morte, Ana Coradazzi nos enche de vida nestas preciosas páginas. As histórias contadas por Ana descrevem pessoas como eu ou você, mas que assistiram suas vidas virando do avesso, e conseguiram viver mesmo assim. Pessoas que sobreviveram a perdas inimagináveis, que se adaptaram a situações extremas, que lutaram quando ninguém mais tinha forças. No Final do Corredor é um livro que surpreendente desde a sua concepção, na qual a autora, oncologista, se propôs a revelar a visão que os médicos têm de seus pacientes, nesse caso portadores de câncer. Em seus relatos delicados e comoventes, ela mostra as percepções ímpares que um diagnóstico de câncer revela e seu impacto na vida de quem está envolvido, incluindo a si mesma.
O título faz referência à localização física de grande parte das unidades de cuidados paliativos dos hospitais, inclusive a do hospital na qual parte das histórias ocorreu. Há ainda uma segunda conotação: muitos dos pacientes estavam vivenciando a fase final de suas vidas, “no final do corredor”.
As histórias, todas reais, resgatam o elo perdido nas relações entre médicos e seus pacientes, nas quais o respeito indiscriminado pela vida e o exercício incessante da empatia são os ingredientes essenciais. São histórias sobre gentileza, força, coragem, fé, medo, determinação. Elas falam da generosidade de que os seres humanos são capazes, e das percepções ímpares que um diagnóstico de câncer revela. E nos ensina que ser quem somos exige muita coragem; que o valor verdadeiro não está no que possuímos; que o que importa é como vivemos as nossas vidas; que podemos fazer alguma diferença positiva; que a vida não nos deve nada, nós é que devemos a nós mesmos; e que a gratidão por todos os dias ao longo do caminho é a chave para reconhecer e curtir a felicidade agora.
Trata-se de um livro emocionante, em que a diferença está em quem fala. As histórias e lições de vida de dezenas de pacientes terminais não são narradas por quem efetivamente as viveu, e sim por um profissional da saúde que as assistiu de perto. Alguém que pode constatar que a percepção do tempo limitado pode aumentar a consciência que temos da vida, esta preciosidade indefinível. É perda de tempo tentar defini-la — o mundo é espelho, reflexo de nós mesmos.
Título: NO FINAL DO CORREDOR
Autor: Ana Coradazzi
ISBN: 9788578682392
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 15,5 x 22,5
Páginas: 144
Ano de edição: 2016
Edição: 1ª