Música
Musicoterapia no Trabalho de Parto
por Gustavo Adolfo Kuriyama Massari
Coordenador de Mídia da AAC
É sabido que a hora do parto é um momento com muitas expectativas e felicidades, entretanto, estas vem associadas a famosa “dor do parto”, que cria certos receios a todas futuras mamães, notadamente as de primeira viagem. Uma das técnicas utilizadas para melhorar a ansiedade e ajudar na da dor é a musicoterapia.
Admite-se que até 60% das mulheres experimentam dor intensa e que metade delas, no trabalho de parto, não ficam satisfeitas com o alívio da dor após o uso de analgésicos.
Em estudos realizados avaliando o efeito da música no trabalho de parto, enaltecendo a questão da ansiedade, hemodinâmica materna, parâmetros fetal-neonatal e demanda de analgésicos pós-parto, mostrou-se que as mães tiveram menores níveis de ansiedade e dor em todas as fases do parto, assim como a pressão arterial e frequência cardíaca maternas mantiveram níveis basais e a demanda de analgésicos foi menor após o parto.
Portanto, conclui-se que a musicoterapia pode ser clinicamente recomendada como uma alternativa, segura, fácil, não invasiva e não medicamentosa para aliviar a dor e melhorar o bem-estar materno-fetal.