Música
A música como instrumento de auxílio nas abordagens práticas: música “Stayin’ Alive”, do Bee Gees (1977)
por Caroline Sbardellotto Cagliari
Vice-presidente da AAC
Recentemente, a música foi comprovada como instrumento terapêutico em diferentes situações de saúde. Mais do que isso, a música também pode atuar na educação de estudantes, e da comunidade como um todo, através da combinação de ritmos ou de paródias. Inclusive, a música contribui para a aquisição de conhecimento em momentos decisivos para a sobrevivência de um indivíduo!
Exemplo desse fato é a aplicação da canção “Stayin’ Alive”, escrita por Barry, Robin e Maurice Gibb da banda Bee Gees, lançada em 1977: com seu compasso ritmado, permite fácil compreensão acerca da frequência com que as compressões cardíacas devem ser realizadas sobre o peito do paciente, propiciando assim que a massagem cardíaca seja realizada de forma efetiva.
A música tem aproximadamente 103 batidas por minuto, número que compreende a necessidade de 100 a 120 “batidas” – as 100 a 120 compressões torácicas por minuto recomendadas pela British Heart Foundation e American Heart Association, o que torna a música referência no ensino da ressuscitação cardiopulmonar, auxiliando inclusive na manutenção do ritmo durante momentos de ação. Curiosamente, o título da música pode ser traduzido como “Mantendo-se vivo” no português.
O jornal New York Times apresenta reportagem em 2008 destacando que o efeito da música supracitada sobre a realização de massagem cardíaca em 10 médicos e 5 estudantes na Faculdade de Illnois, demonstrou ser auxílio para a prática da ressuscitação cardiopulmonar.
Na mídia em 2016, reportagem relata uma funcionária atendida por um colega, a qual iniciou a massagem cardíaca enquanto pensava na música, recebendo elogios pela atitude efetiva. Em 2012, a British Heart Foundation divulgou um vídeo com o ator Vinnie Jones, instruindo a utilização da música para a ressuscitação cardiopulmonar, a fim de difundir o uso da música para a prática. Ainda, o New York Presbyterian Hospital criou uma playlist aberta no aplicativo de celular Spotfy, intitulada “Songs to do CPR”, onde apresenta mais de 40 músicas de 100 a 120 batidas por minuto, com o objetivo de auxiliar no treino das primeiras pessoas a atender uma parada cardíaca. Tal lista inclui o clássico “Stayn Alive”, mas também possui músicas com ABBA, Pink Floyd, Michael Jackson, Madonna, Beyonce, Justin Timberlake, Adele, entre outros, oferecendo opções diversas para o conhecimento e a aplicação dessa importante forma de suporte à vida.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LxhK_uHS0EE “British Heart Foundation – Hands Only CPR – com Vinnie Jones”
Links referidos no texto:
http://www.nytimes.com/2008/10/28/health/research/28prev.html