top of page

Notícia

Luva robótica “abraça” coração e auxilia o funcionamento cardíaco

por Caroline Sbardellotto Cagliari 

Vice-presidente da AAC

Em janeiro de 2017, Ellen T. Roche e coautores publicaram um estudo, realizado pela Universidade de Harvard, Hospital Infantil de Boston e outras instituições, a respeito de corações de porco envolvidos por uma “luva” robótica adaptada ao órgão, a qual poderá auxiliar futuramente na prevenção do IAM e de outras complicações cardíacas, auxiliando pacientes com função cardíaca comprometida enquanto aguardam transplante cardíaco.

A “luva” robótica foi inspirada na constituição anatômica do próprio coração, sendo formada por silicone e polímeros de forma maleável, assemelhando-se aos tecidos biológicos humanos. A luva simula as camadas do músculo cardíaco e atua em sincronia com a atividade cardíaca, contraindo-se em dois sentidos distintos, assim como o órgão. Além disso, a luva robótica “abraça” o coração, não entrando diretamente em contato com o sangue, fato que reduz o risco de coagulação e elimina a necessidade do uso de medicações anticoagulantes. 

Acopla-se a luva robótica a partir do ápice cardíaco, sendo utilizado para este fim métodos de sucção, suturas e aplicação de interface com gel para auxiliar em relação à fricção possível entre dispositivo e órgão. A luva robótica pode ser adaptada para cada coração, atuando de forma customizada, uma vez que pode ser programada para atuar conforme monitorização simultânea de parâmetros de performance cardíaca como frequência cardíaca, pressão na aorta ascendente e na artéria pulmonar.

O teste foi realizado inicialmente em corações de suínos, sendo que os testes em humanos ainda tendem a demorar, uma vez que testes e acompanhamento com animais a longo prazo são necessários para determinar a aplicabilidade em humanos. Este estudo, assim, possibilita perspectivas futuras no aumento da sobrevida e da qualidade de vida em pacientes em fila de transplante cardíaco e com alto risco de infarto agudo do miocárdio, com testes iniciais demonstrando o sucesso da “luva” robótica em auxiliar corações suínos com comprometimento cardíaco.

Maiores informações podem ser verificadas em:

Artigo: http://stm.sciencemag.org/content/9/373/eaaf3925.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3onFFZ_tbUg

Fonte: http://wonderfulengineering.com/soft-robotic-heart-sleeve-helps-pump-blood/

bottom of page