top of page

Livro

Coma

Sugestão de Yngrid Souza Luz

Secretária/Tesoureira da AAC

Um dos livros mais famosos de Medicina é Coma, de Robin Cook, uma boa leitura para os curiosos e para qualquer amante da Medicina.
 

Robin Cook, famoso pelo “suspense médico”, relata em seu livro Coma a história de Susan Wheeler, estudante de Medicina da década de 1970, época na qual as mulheres não eram bem vistas nas faculdades de medicina, segundo o autor. Designada para o Boston Memorial Hospital, Susan inicia seu primeiro dia de interna, mas logo estranha o grande número de pacientes que, ao realizar pequenos procedimentos cirúrgicos, acabam envolvidos em complicações e são induzidos ao coma. Todos os casos acontecem com pacientes jovens e saudáveis, que saem das cirurgias com os cérebros irremediavelmente comprometidos.

 

Determinada e inteligente, Susan começa a realizar uma pesquisa minuciosa nos relatórios do hospital, chegando a conclusões aterradoras. Susan acaba se envolvendo na maior trama de todos os tempos, onde os médicos realizavam verdadeiros assassinatos para tráficos e vendas de órgãos.   

Para nós, apaixonados pela medicina, Coma é um livro fantástico, instigador, envolvente, que por meio de seus personagens apresenta um sedutor mundo da medicina. Além do qual, Cook apresenta em seu livro o machismo da profissão e o conceito da inferioridade feminina, tornando-se assim uma leitura ainda mais atraente. “Teria Susan que abdicar de ser mulher para ser médica ou teria que abdicar da medicina para ser mulher?” A fragilidade da personagem Susan encontra-se na busca por esse equilíbrio.

 

Finalizo a sugestão de leitura com uma citação Meredith Grey, de Grey’s Anatomy, uma série acompanhada por muitos amantes da Medicina, reiterando assim o livro Coma por Robin Cook.

 

“Segredos não podem ser escondidos na ciência. A medicina tem toda uma maneira de expor mentiras. Dentro das paredes de um hospital, a verdade é sempre revelada. A maneira que mantemos nossos segredos do lado de fora do hospital... bem, isso é um pouco diferente. Uma coisa é certa: seja lá o que tentemos esconder, nós nunca estamos prontos para o momento que a verdade é desnudada. Esse é o problema com os segredos - assim como as tragédias, eles sempre vêm aos montes. Eles vão se empilhando até tomar conta de tudo, até você não ter espaço para mais nada, até você estar tão cheio de segredos que parece que você vai explodir."

bottom of page