top of page

Entrevista

Dra. Magaly Arrais dos Santos

A Mulher como Profissional e Mãe

Por Bianca Alves de Miranda

Coordenadora de Estágio da AAC

Durante o 44º Congresso de Cirurgia Cardiovascular da SBCCV, que aconteceu no Rio de Janeiro, eu, Bianca Miranda, Coordenadora de Estágio da AAC, gravei uma entrevista com a Dra. Magaly Arrais, em que ela conta sobre sua paixão pela cirurgia cardiovascular, sobre os desafios da mulher nessa especialidade e como foram suas experiências com a maternidade.

Dra. Magaly Arrais dos Santos, dona de um currículo extenso e brilhante como reflexo de anos de dedicação, é graduada pela Faculdade Estadual de Medicina do Estado do Pará, formada em 1989. Concluiu com louvor a Residência em Cirurgia Cardiovascular no Hospital do Coração em 1993 e fez seu Doutorado em Cirurgia Cardiovascular pela Universidade Federal de São Paulo em 2003. Especialista em Cirurgia Cardiovascular e membro titular da SBCCV, atualmente é uma das maiores representantes femininas na SBCCV, sendo a principal porta voz e incentivadora da interação e da participação das mulheres na cirurgia cardiovascular.

A entrevista aborda alguns temas que ainda são carregados de preconceitos e de estereótipos, como o impasse entre os papeis desempenhados pela mulher nos dias atuais: a maternidade e o trabalho. Em meio a uma sociedade patriarcal, em que a mulher ainda batalha para conquistar seu espaço, fazer valer seus direitos e cumprir as demandas do mercado de trabalho, nossa convidada pontua sobre essas questões, levando-nos a refletir sobre as exigências de uma carreira e na formação de uma família, em meio aos desejos, angústias e expectativas, comuns à vida da mulher moderna.

Quando pensei na entrevista para o Dia das Mães, dentre as muitas mulheres - médicas e mães - que conheço, lembrei-me da atuação da Dra. Magaly em diversos momentos, como no Simpósio das Mulheres durante o congresso, em que, ao dividir suas experiências profissionais e pessoais, mostrou-se fortalecedora do empoderamento feminino, através de seu desempenho inovador, formação e competência, um exemplo a ser seguido.

Espero que gostem da entrevista e que a vejam como um lembrete de que é possível se especializar e ser mãe, e que essa mensagem sirva pra mostrar que quando há dedicação, empenho e talento não há barreiras para a realização de um sonho.

Confiram o vídeo da entrevista logo abaixo: 

bottom of page