top of page

Biografia

Dr. Fábio Távora

por Marlon Moreira Nery

Coordenador de Mídia da AAC

Nessa edição de nosso espaço dedicado a biografias de importantes médicos, conheceremos mais sobre a carreira e o trabalho do Dr. Fábio Rocha Fernandes Távora. 

 

Médico patologista pelo American Board of Pathology e a Sociedade Brasileira de Patologia e fellow do College of American Pathologists e do American College of Rheumatology, Dr. Fábio Távora iniciou sua brilhante carreira acadêmica na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, sua cidade natal, em 1996.

 

Após terminar a graduação em medicina no ano de 2002, Dr. Fábio deixou o Brasil para avançar sua carreira acadêmica nos EUA. Durante o período de 2004 a 2006, viveu na cidade de Baltimore, onde fez sua residência em anatomia patológica na University of Maryland. Em seguida, obteve seu título de especialista em Patologia Torácica, pelo Armed Forces Institute of Pathology (FIP), na cidade de Washington-DC, entre os anos de 2006 e 2007. Trabalhou como médico patologista nessa instituição por dois anos.

No fim de 2007, voltou a Baltimore e ingressou no programa de residência médica do The Johns Hopkins Hospital, um dos estabelecimentos de maior prestígio no mundo, no qual completou a especialização em Patologia Urológica, no ano de 2008. Durante sua longa estadia nos EUA, teve uma prolífica produção acadêmica, escrevendo inúmeros artigos científicos e apresentando trabalhos em eventos.

 

No ano de 2009, retorna ao Brasil, para a cidade de São Paulo, ingressando no programa de Doutorado em Patologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP). Ministrou aulas sobre Histologia Pulmonar e Padrões Básicos de Lesão Pulmonar na Sessão Clínica de Tórax. A tese de seu doutorado teve o título de "Análise das proteínas desmossômicas e identificação de mutações na cardiomiopatia arritmogênica do ventrículo direito". Seu orientador foi o Dr. Prof. Marcello Fabiano de Franco, renomado médico patologista, com importantes contribuições na área. Grande parte da pesquisa foi realizada no antigo Armed Forces Institute of Pathology, enquanto Dr. Fábio trabalhava nos EUA. Para isso, contou com a colaboração dos médicos Dr. Allen Burke e Dr. João Bosco Oliveira. Em sua banca examinadora, estavam presentes importantes nomes da Patologia e da Cardiologia no Brasil, tais como Prof. Dr. João Norberto Stávale, como presidente da Banca, Profª. Drª Maria de Lourdes Higuchi (Instituto do Coração - InCor), Prof. Dr. Angelo Amato Vincenzo de Paola (UNIFESP), Prof. Dr. Dalmo Moreira (Instituto de Dante Pazzanese de Cardiologia - IPDC) e Prof. Dr. Paulo Sampaio Gutierrez (Incor).

Enquanto concluía o programa de seu doutorado, passa a assumir algumas funções em sua cidade natal, Fortaleza. Atuou como professor visitante no Instituto do Câncer do Ceará. Desde 2011, exerce a função de Diretor Médico Associado no laboratório Argos Patologia, especializado em diagnósticos de alta complexidade em anatomia patológica e citopatologia. Desde 2013, também é Professor Adjunto na UFC e médico patologista no Hospital de Messejana - Dr. Carlos Alberto Studart.

As principais linhas de pesquisa que desenvolve são:

 

  • Avaliação do rearranjo do ALK em carcinomas de pulmão de não pequenas células e correlação com perfil de micro RNAs e de análise proteica de mediadores de downstream STAT3, AKT e ERK.

  • Miocardite linfocítica em pacientes diagnosticados com dengue em área endêmica, um estudo de autópsias.

  • Estudo anátomo-patológico de pacientes de morte súbita por dissecção de aorta ascendente.

  • Displasia arritmogênica do ventrículo direito: análise de casos de morte súbita com ênfase na caracterização de proteínas no complexo desmossômico nos discos intercalados do miocárdio.

Além de inúmeros artigos científicos e capítulos em livros, merecem destaque o livro "Practical Cardiovascular Pathology", focado em patologia cardiovascular de diagnóstico. Posteriormente, a obra foi estendida e relançada como "Practical Thoracic Pathology: Diseases of the Lung, Heart, and Thymus”. A obra, que se tornou uma referência na patologia torácica, é voltada, principalmente, para médicos patologistas, oncologistas, cardiologistas, pneumologistas, radiologistas e cirurgiões. O livro foi escrito com a colaboração de diferentes autores americanos e brasileiros, como Marisa Dolhnikoff e Thais Mauad, da Universidade de São Paulo-USP, e André L. Moreira, do New York University Langone Medical Center. 

 

Além da excelência na investigação científica e na prática médica profissional, Dr. Fábio cultiva outros dons fora da Medicina. Homenageando a tradição artística nordestina, é autor de "O Dotô e o Caroço". Em formato de ficção de cordel, são trabalhados, de forma criativa e lúdica, os conceitos da patologia. Nas horas livres, dedica-se à prática do ciclismo, da corrida e do triatlo, participando de diferentes competições em Fortaleza.

bottom of page