top of page

Notícia

Taxas de colesterol ruim (LDL) tornam-se mais rígidas no Brasil

por Jonathan Augusto Venceslau Lima

Coordenador de Ensino da AAC

No dia 8 de agosto de 2017, foi publicada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia a atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. De acordo com o texto, diversos ensaios clínicos e metanálises demonstram que o controle das dislipidemias e, em especial, as reduções mais intensivas do LDL têm se associado a importantes benefícios na redução de eventos e mortalidade cardiovasculares.

De acordo com estudo realizado pela instituição, 67% dos brasileiros desconhecem que têm taxas altas de colesterol. Agora, indivíduos com risco muito alto de evento cardíaco deverão manter a taxa de colesterol abaixo de 50 miligramas por decilitro de sangue. Antes, bastava ficar abaixo de 70. A maioria dos indivíduos presente nesse grupo de risco já passou por um infarto, acidente vascular encefálico ou amputação da perna por patologia arterial. 

O que também mudou:

As taxas de colesterol total e de HDL também abaixaram independentemente do risco cardiovascular do paciente. Em relação ao colesterol total foram de 200 para 190, já o HDL de 60 para 40. Os indivíduos com risco baixo devem manter o índice de LDL abaixo de 130 mg/dL; com risco intermediário, abaixo de 100 mg/dL; já para aquelas pessoas com risco alto, o nível deve ser abaixo de 70mg/dL. O colesterol bom deve estar acima de 40mg/dL e a triglicéride, o desejável, é abaixo de 150mg/dL, com exame em jejum.

Com o intuito de melhorar a estratificação do risco dos pacientes, a Sociedade Brasilera de Cardiologia, através do portal cardiol.br em parceira com o Departamento de Aterosclerose da SBC, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Sociedade Brasileira de Diabetes e com apoio da SANOFI, disponibilizou uma calculadora para estratificação de risco cardiovascular. 

Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/sbc-da/2015/CALCULADORAER2017/index.html e também podendo ser baixado no sistema iOS ou Android.

 

Referências:

Sociedade Brasileira de Cardiologia  ATUALIZAÇÃO DA DIRETRIZ BRASILEIRA DE DISLIPIDEMIAS E PREVENÇÃO DA ATEROSCLEROSE . Volume 109, Nº 2, Supl. 1, Agosto 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abc/v109n2s1/0066-782X-abc-109-02-s1-0001.pdf

bottom of page