Filme
Um Homem Entre Gigantes
Sugestão de Marlon Moreira Nery
Coordenador de Mídia da AAC
O filme "Entre Gigantes" (Concussion, de 2015), conta a história real de Dr. Bennet Omalu, interpretado por Will Smith, um médico patologista nigeriano que vai de encontro aos interesses da Liga Nacional de Futebol (NFL) ao descobrir que as mortes recentes de ex-jogadores estavam ligadas às lesões cerebrais causadas durante as partidas.
As investigações começam com a morte do antigo astro do futebol americano Mike Webster, que passou anos vivendo nas ruas, desorientado. Ao realizar uma autópsia completa, Dr. Bennet descobre a degeneração avançada no tecido cerebral, incompatível com as lesões decorrentes da Doença de Alzheimer.
Juntando-se a outros dois médicos, publica um artigo em que descreve a doença de Mike Webster como Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), que resultou das repetidas pancadas que o jogador sofria na cabeça durante os jogos. Devido à enorme popularidade do esporte e das grandes receitas provenientes das partidas, inicialmente, a NFL tentou desacreditar o trabalho do Dr. Bennet.
Conforme o médico avançava nas investigações, a pressão começou a ficar mais agressiva, ameaçando sua carreira e vida particular, já que a NFL contratou médicos e advogados que forjavam evidências, colocando em questão os trabalhos que provavam a ocorrência da ETC.
É um ótimo filme para quem tem interesse pelos bastidores do mundo dos esportes, em especial pelo futebol americano. Ficam claros os conflitos entre os interesses da Liga, dos jogadores e a prática e ética médicas. É inspirador ver como Dr. Bennet coloca a saúde e a dignidade dos jogadores, bem como a ética da profissão, acima de todos os interesses, ainda que pudesse ser prejudicado por isso. É imperdível!
Título original: Concussion
Gênero: Drama
Elenco: Will Smith, Alec Baldwin,
Gugu Mbatha-Raw, Arliss Howard,
Paul Reiser, Luke Wilson, Adewale
Akinnuoye-Agbaje, David Morse,
Albert Brooks.
Direção: Peter Landesman
Produção: Ridley Scott, Giannina
Scott, David Woltroff, Larry Shuman,
Elizabeth Cantillon.
Música: James Newton Howard
Fotografia: Salvatore Totino
Edição: William Goldenberg
Duração: 122 min
Ano: 2015