Filme
Quase Deuses
Sugestão de Patrícia Pampuri Lopes Peres
Coordenadora de Ensino da AAC
O filme “Something The Lord Made” (Quase Deuses), de 2004 conta a história real do desenvolvimento da cirurgia de Blalock-Taussing, usada para correção das cardiopatias congênitas cianóticas, principalmente para a Tetralogia de Fallot. Com o auxílio de seu assistente Vivien Thomas (Mos Def) e da cardiologista pediátrica Dra. Helen Taussig (Mary Stuart Masterson), o Dr. Alfred Blalock (Alan Rickman) muda a história da medicina, dando início às cirurgias cardíacas infantis.
Tudo começa em 1930, quando Vivien Thomas é demitido do seu antigo emprego devido à Grande Depressão e consegue trabalho como faxineiro do Dr. Alfred Blalock, um médico pesquisador. Este logo descobre a inteligência e o talento de Vivien e o promove a seu técnico de laboratório. Juntos, eles conseguem desenvolver a cirurgia de Blalock-Taussing, mas não sem alguns percalços.
O filme se passa em uma época em que o preconceito racial ainda era uma realidade muito presente na vida dos afroamericanos. É interessante notar como juntos esses brilhantes cientistas conseguiram mudar a forma de pensar de muitas pessoas e conseguiram vencer os obstáculos daquele tempo.
Para aqueles que tem interesse na área médica também vale a pena assistir o filme para visualizar como a medicina evoluiu em menos de 100 anos, principalmente a área cirúrgica. Vale a pena ver como os profissionais da saúde, com o desejo e foco num bem maior, foram capazes de desenvolver soluções para diversas patologias, apesar da falta de instrumentos corretos e de infraestrutura na época que se passa a história.
Título original: Something the Lord Made
Gênero: Drama
Elenco: Alan Rickman, Mos Def,
Mary Stuart Masterson, Kyra Sedgwick,
Merritt Wever, Doug Olear, David Bailey,
Nat Benchley, Gabrielle Union, Dave Trovato,
Jonathan Watkins, Douglas Watson.
Direção: Joseph Sargent
Roteiro: Peter Silverman e Robert Caswell
Produção: Mike Drake e Julian Krainin
Música: Christopher Young
Fotografia: Donald M. Morgan
Direção de arte: Halina Gebarowicz
Figurino: Karyn Wagner
Edição: Michael Brown
Duração: 01h50
Ano: 2004