Filme
O Homem Elefante
por Jonathan Augusto Venceslau Lima
Coordenador de Ensino da AAC
O filme retrata a história real de John Merrick (John Hurt), portador de uma forma grave de neurofibromatose múltipla que lhe causou deformações e fazia se assemelhar a um elefante. John era exibido como monstro em circos e considerado débil mental pela sua dificuldade de falar.
Nesse contexto, surge a figura do médico Frederick Trevis (Anthony Hopkins), que, ao ver John Merrick ser tratado como uma aberração em um “show de horrores”, comum na época vitoriana, tem a sensibilidade e curiosidade de oferecer um exame para poder investigar sua patologia.
No hospital onde Dr. Trevis trabalha, é dado abrigo a Merrick e ocorre sua liberação emocional e intelectual. Aos poucos, Merrick vai se mostrando como uma pessoa muito sensível. Sra. Kendal (Anne Bancroft), uma grande atriz da época, torna-se sua amiga e até a coroa britânica sensibiliza-se com o caso.
A história de vida desse homem, retratada no filme, propicia uma lição de vida, mostrando que, por trás de uma figura “diferente do comum”, pode-se conhecer uma pessoa incrível.
Na época em que o filme foi lançado, o tema de respeito às diferenças não era colocado bastante em pauta. As diferenças sofriam um preconceito muito maior do que é hoje e com toda certeza esse filme foi um dos marcos de reflexão para a população na época.
Apesar de ser em preto e branco, o filme traz riqueza na construção dos personagens e é um dos grandes filmes estreados pelo premiado ator Anthony Hopkins.
Data de lançamento: 22 de dezembro de 1980.
Duração: 2h 05min.
Direção: David Lynch.
Elenco: Anthony Hopkins, John Hurt,
Anne Bancroft e mais.
Gênero: Drama, Biografia.
Nacionalidade: EUA.