Filme
Um Ato de Coragem
por Camylla Santos de Souza
Presidente Fundadora da AAC
Um Ato de Coragem, filme de 2002 dirigido por Nick Cassavetes e estrelado por Denzel Washington, conta a história de John Quincy Archibald, um pai de família cujo desespero para salvar a vida de seu filho o leva a cometer um crime.
O longa se inicia com o filho de John Q. sendo diagnosticado como portador de cardiomiopatia hipertrófica, condição esta que só poderia ser curada com um transplante cardíaco, porém o plano de saúde não cobria os custos da cirurgia e o dinheiro arrecado por Quincy e sua esposa não era nem um terço do suficiente para colocar o nome do filho na lista de espera por um novo coração. Sem ter para quem recorrer e vendo o filho, em estado grave, sob a iminência de sofrer alta, devido ao não pagamento do tratamento, John Q. toma uma medida drástica: invade a emergência do hospital e faz 11 pacientes de reféns, exigindo, em troca, o nome de seu filho, o mais rápido possível, na lista de espera por um doador.
Talvez, a primeira reflexão a que o filme nos provoque seja acerca do quanto vale uma vida no sistema de saúde americano, onde planos e serviços de seguro cobram cada vez mais caro e, apesar disso, retiram vantagens quanto mais grave ou quanto mais doenças o paciente apresentar.
Também, é interessante mencionar o retrato que o filme faz de uma possível Síndrome de Estocolmo entre os sequestrados por John Q., em que um deles, por exemplo, em determinado momento do filme, toma o lugar de John para salvá-lo de uma tentativa de prisão.
Infelizmente, o filme peca, por vezes, por propagar a ideia de que “o crime compensa”, dependendo da situação, bem como transmite uma noção menos realista acerca da ação da polícia/justiça americana. Entretanto, é valido assisti-lo, principalmente, pela reflexão final da seguinte questão ética: é válido colocar a vida de várias pessoas em risco para salvar uma, mesmo que seja de alguém que você ama? Qual a coisa certa a fazer?
Trailer do filme Um Ato de Coragem (2002)
Data de lançamento: 15 de fevereiro de 2002
Duração: 1h 56min
Direção: Nick Cassavetes
Elenco: Denzel Washington, Robert Duvall, James Woods, Ray Liotta
Nacionalidade: EUA