top of page

Música

Alive Inside: Uma história sobre música e memória 

Sugestão de Camylla Santos de Souza

Presidente Fundadora da AAC

Alive Inside: Uma história sobre música e memória é um documentário de 2014 escrito, produzido e dirigido por Michael Rossato-Bennett, com participação de Dan Cohen, do projeto social Música e Memória, e do Dr. Oliver Sacks, que inspirou o personagem Dr. Malcolm Sayer do filme Tempo de Despertar. Confira nossa resenha sobre o filme clicando no link:

http://academicardio.wixsite.com/academicardio/tempo-despertar

O documentário, premiado no Festival de Filmes de Sundance em 2014, trata sobre a importância da música como terapia e sobre o seu poder em despertar memórias e sentimentos vividos no passado.

 

O longa metragem ainda mostra o trabalho do assistente social Dan Cohen, que traz para pacientes idosos com Mal de Alzheimer e outros tipos de demência a oportunidade de ouvir novamente suas músicas favoritas quando jovens. Muitos deles, que sequer reagiam antes da terapia, ao colocarem os fones de ouvido, “despertam”, passando a interagir com as pessoas a sua volta, expressando os seus sentimentos e sendo capazes de relembrar momentos que viveram muitos anos antes.

A musicoterapia, além de melhorar a memória, a comunicação e a sociabilização dos pacientes mostrados no documentário, também os ajuda a lidar com o estresse de se encontrarem em um ambiente que lhes é desconhecido, longe da família, bem como a aliviar possíveis dores.

Cohen já levou seu projeto de musicoterapia a várias casas de repouso e hospitais de doentes neuropsiquiátricos, um dos quais em que o próprio Dr. Oliver Sacks trabalhava. Ao promover bem-estar para estes pacientes e possibilitar que eles redescubram sua identidade por influência da música, Cohen inspira muitos a realizar um trabalho semelhante com pacientes pediátricos, portadores de deficiências físicas ou mentais, doentes oncológicos e por último, mas não menos importante, na recuperação de pacientes cardiopatas.

 

Alive Inside é um documentário que nos inspira a ouvir música não somente como uma forma de nos divertir e guardar boas memórias, mas também, como uma forma de cuidar da nossa saúde, haja vista sua importância na promoção do bem-estar tanto para os que se encontram saudáveis como para os pacientes em processo de recuperação. 

bottom of page